A flor ideal para o seu casamento

Elas, que estarão por toda parte, enfeitando o ambiente e até nas mãos da noiva, merecem uma atenção especial. A escolha das flores deve ser planejada para harmonizar com o clima do casamento. Para isso, alguns fatores devem ser pensados.

Estação do ano

Em qual estação ocorrerá seu casamento? É importante que esse detalhe seja pensado antes de tudo, pois a flora se renova a cada uma delas e, com flores recém colhidas, a cerimônia ganha muito mais vida e beleza. Veja abaixo as principais flores de cada estação.

  • Primavera
    Amor perfeito, begônia, boca de leão, gardênia, margaridinha, primavera, copo de leite, girassol, tulipa, açucena, campainha, miosótis, sempre viva, lírio branco, hortênsia, lobélia, crisântemo, gérbera, entre outras.
  • Verão
    Amor perfeito, azaleia, boca de leão, gardênia, lírio, margaridinha, miosótis, papoula, sempre-viva, verbena, crisântemo, gérbera, girassol, margarida, cravina, lobélia, magnólia, cravos, astromélias, orquídeas brancas e callas verdes. Todas são resistentes ao calor.
  • Outuno
    Margarida, papoula, camélia, amor perfeito, azaleia, crisântemo, hortênsia, cravina, cravo, begônia, jasmin do cabo e tulipa.
  • Inverno
    Azaleia, camélia, margarida, amor perfeito, crisântemo, petúnia, tulipa, primavera, begônia, verbena, copo de leite, prímula, girassol, orquídea, hortênsia e sempre-viva.

Durante todo o ano

Petúnia, dália, orquídea, rosa, açafates, flores tropicais e do campo, lisianthus, peônia, gipsófila e áster.

O estilo do casamento

A escolha das flores deve depender de sua harmonia com o espaço e o clima da celebração. Se você pensa em fazer um casamento temático, deve ser mais atenciosa ainda. Se o evento for inspirado na glamourosa década de 50, a década de ouro do cinema, os arranjos devem ser compatíveis com o requinte da celebração, contendo rosas brancas ou vermelhas, por exemplo. É importante lembrar que os convidados também participam da cerimônia. Por isso, é bom escolher flores com aromas que combinem com o estilo do casamento e que não sejam enjoativos.

O horário do casamento

Esse também é um ponto muito importante. O horário em que o casamento ocorrerá poderá influenciar na escolha das flores. Pela manhã, é mais agradável que as flores sejam mais singelas, mais delicadas e de cores mais claras. Já à noite, é bom investir em flores de traços fortes, com cores mais chamativas e quem sabe, levando os outros pontos em consideração, mais extravagantes.

O gosto dos noivos

Todas essas dicas podem ser usadas na escolha dos arranjos que enfeitarão a cerimônia, mas há uma essencial que nunca deve ser deixada de lado: o gosto dos que estão casando. Esse é o seu casamento. Então, acima de tudo, você deve amar tanto suas flores quanto sua decoração em geral. Que as flores tornam os casamentos mais lindos, não há dúvidas. Mas, com essas dicas, temos certeza que o dia mais importante da sua vida pode ficar ainda mais mágico.