Eventos corporativos são uma ótima maneira de motivar funcionários

Os eventos corporativos acontecem em todas as formas, nos mais diversos tamanhos e por variados motivos. São uma maneira de a empresa celebrar ou reconhecer algo e, também, podem motivar os funcionários de maneira importante.

Uma maior atenção nesse sentido eleva a produtividade. Com isso, saem ganhando não só o empreendimento, mas também o funcionário. Para entender melhor do assunto, veja a seguir o motivo para essa ideia ser tão motivadora!

Como os eventos corporativos influenciam na motivação?

Quando o negócio tem acontecimentos assim, está fazendo mais do que marcar uma data diferente para o calendário de sua equipe. Se for feito corretamente, esse tipo de realização impacta diretamente na motivação dos colaboradores, devido aos seguintes aspectos:

Melhora a integração da equipe

Por ser fora do ambiente de trabalho — ou, no mínimo, longe de sua rotina —, tal atividade permite uma maior integração entre os colaboradores. As conversas casuais e as trocas de ideias ajudam a criar laços, inclusive com os líderes.

Eventualmente, isso leva a um ganho de engajamento e participação, de modo que todos na equipe caminhem juntos em busca dos mesmos objetivos.

Pode servir para ampliar o conhecimento

Esses eventos também podem ser realizados de sorte a aumentar os conhecimentos dos participantes. Um coffee break ou um jantar, por exemplo, poderá ofertar-se associado a um palestrante importante da área de atuação.

As próprias conversas com as diferentes hierarquias da empresa favorecem uma boa troca de informações, o que leva a um ganho incrível de conhecimento e uma experiência melhor para todos. Como o colaborador fica mais interessado quando aprende novas coisas, há um aumento da motivação inerente àquele cenário.

Oferece a possibilidade de dar reconhecimento

Aquelas ocasiões podem, ainda, servir como momentos de reconhecimento dos esforços de seus funcionários. Um evento a cada final de período pode premiar os colaboradores ou as equipes que mais se destacaram.

É ainda possível realizar gincanas e disputas entre os profissionais, de maneira a distinguir os vencedores em momento oportuno.

Como usar esses eventos a favor da motivação?

Embora os eventos corporativos sejam muito benéficos nesse sentido, eles têm que ser utilizados da maneira correta. Quando o objetivo é aumentar a motivação, alguns pontos que merecem atenção incluem:

Escolha as datas adequadas

Todo evento corporativo precisa ter um senso para seu acontecimento. Dá para determinar, por exemplo, o Dia do Trabalhador (1º de maio) ou o aniversário da empresa como um bom momento para a realização.

Os de confraternização no final do ano também são muito utilizados, assim como a escolha de datas que casem com o inicio de um projeto importante, por exemplo. Isso aumenta o comparecimento e o engajamento.

Tenha frequência

Ao mesmo tempo, não adiantará fazer tudo de maneira esporádica. Se o objetivo é manter a motivação elevada, deve-se ter frequência na realização.

Uma forma de fazer isso é definindo uma data do mês para pequenos eventos, como em comemoração aos aniversariantes. Assim, cria-se um hábito positivo e sustenta o interesse aumentado.

Conte com organização profissional

Um evento corporativo não consiste em comprar alguns sanduíches no estabelecimento mais próximo e reunir-se simplesmente para trocar algumas ideias. É conveniente criar uma estrutura adequada, como de uma festa ou coquetel.

Conte com profissionais especializados. Vale a pena alugar um espaço especial e contratar um buffet personalizado. Os resultados ficam muito melhores; e a motivação vai às alturas.

Considerando que os eventos corporativos são ótimos para motivar funcionários, realizá-los corretamente é indispensável. Assim, dá para ter uma equipe cada vez melhor!

Seu negócio tem concretizado eventos desse tipo? Conte para a gente, nos comentários!